Os brasileiríssimos cobogós voltam à tona na decoração

Elemento tradicional da arquitetura brasileira, o Cobogó voltou com tudo para a arquitetura moderna, como protagonista dos espaços. Os icônicos blocos vazados de cerâmica recobrem paredes, ilustram o chão, se transformam em prateleiras e suportes para bancadas.

Os Cogobós proporcionam privacidade, oferecem melhor ventilação ao ambiente e entrada de luz natural.  Em tons terrosos, dão o efeito natural ideal para uma decoração rústica. Aliados ao concreto em tons neutros, brancos ou pretos, ganham ares de design – um charme à parte!

Eles começaram a aparecer em casas construídas nas décadas de 1940 e 1950, e o material se popularizou de fato na mão de grandes arquitetos modernistas. Arquitetos como Oscar Niemeyer e Lucio Costa usaram os cobogós em suas obras.

O melhor do cobogó é que ele pode ser usado de diversas maneiras. Em ambientes externos, pode ser usado com materiais de vidro, cerâmica e até mesmo o cimento. A aplicação é bem simples, mas requer cuidados, pois o material é mais frágil que o tijolo e recomenda-se que barras de metal sejam afixadas a cada duas fileiras.

Antes de comprar, procure saber sobre os fabricantes do mercado. Conheça algumas inspirações 😉

 

Compartilhe esta publicação