Murano: História e exclusividade na decoração

Murano é um arquipélago italiano que se localiza próximo de Veneza. A região ficou mundialmente famosa por causa dos seus objetos de vidro, produzidos de forma artesanal detalhada e artística. O vidro de Murano é feito com uma técnica que confere beleza, exclusividade, criatividade e leveza às peças, que são produzidas há mais de 800 anos.

Feito por artesãos a partir de movimentos manuais e de sopro, o vidro possui detalhes surpreendentes. A arquiteta Taty Irie, explorou o uso do objeto na decoração do empreendimento WOK Residence e revela sua admiração pela peça: "Assim como o empreendimento, o Murano sempre é uma peça única. Jamais existirá uma peça igual à outra”. Seja em vasos, luminárias ou pesos de papel, os Muranos são materiais cheios de brilho e transparência.

História do Murano

Em 1291, os artesãos que fabricavam Murano foram confinados nas ilhas homônimas para guardar o segredo da confecção das peças. Na época, esses objetos eram fundamentais para a economia do país e, por isso, a forma em que eram feitos deveria ser secreta. Na região, os vidros são produzidos com areia do Mar Adriático, que fica próximo a Veneza.

Vasos de Murano

Os cristais de Murano são tratados em vidro de sílica. As matérias-primas sólidas são primeiramente colocadas em um forno aquecido, formando uma massa incandescente. Esses produtos são trabalhados por vidreiros em uma temperatura em torno de 1250 graus Celsius. Dependendo da complexidade, o processo de fundição até a finalização leva de três dias até um ano.

Os artigos em vidro de murano têm a sua fabricação muito parecida há muitos anos, sem passar por grandes intervenções tecnológicas. A técnica utilizada para a confecção é totalmente artesanal: os profissionais esculpem as peças manualmente e com sopro, com uma habilidade artística delicada. No Brasil, o Murano é fabricado desde 1958 por descendentes de italianos.

Compartilhe esta publicação