Documentário sobre a vida de Juarez Machado é lançado em Santa Catarina

Um dos artistas mais reconhecidos do Estado de Santa Catarina, Juarez Machado, acaba de ganhar um filme sobre sua vida. O minidocumentário biográfico Bicicletas é assinado pelos joinvilenses Rafael Uber e Cristiano Cardoso e é fruto de uma seleção do Canal Futura para a produção de documentários de curta metragem. O pré-lançamento foi no dia 17 de Agosto, no Instituto Juarez Machado em Joinville. Depois da estreia, a ideia é emplacá-lo em outros canais de TV, plataformas virtuais e festivais de cinema, inclusive na França, onde é radicado a anos naquele País.

Foram quatro meses de trabalho intenso de gravação que esultaram em 18 horas de material bruto e 13 minutos de filme. As gravações foram feitas em Joinville e Paris – em abril, a dupla de cineastas passou dez dias no ateliê-casa que Juarez mantém na Capital francesa há mais de três décadas, acompanhando sua rotina e registrando o artista discorrer sobre os fatos mais marcantes de sua vida.

Juarez é pintor, escultor, desenhista, caricaturista, mímico e escritor. Aos 76 anos, ele mostra versatilidade e disposição para continuar trabalhando e mostrando suas obras mundo afora. Uma das paixões de Juarez Machada, além da bicicleta, que da nome ao documentário, é o vinho.  A bebida é reverenciada em muitos dos seus quadros e ele até foi homenageado por um vinícola catarinense, com uma edição especial levando seu nome no rótulo.

Obra de Juarez Machado no apartamento decorado do WOK Residence

Compartilhe esta publicação