8º Mutirão Mocotó Cor

Será realizada neste sábado, 03 de dezembro, a 8ª edição do projeto Mocotó Cor, que ajudou a transformar e levar cores para a comunidade do Morro do Mocotó, no Centro de Florianópolis. A concentração será a partir das 7h30 no estacionamento da Creche Celso Ramos, ao lado do SENAC e a partir das 8 horas os voluntários irão subir o Morro para colorir a comunidade e fazer parte dessa grande transformação.

Nesta edição serão instalados ladrilhos nas escadarias, além da limpeza e colocação de areia no terreno da ACAM – Casa da Criança e do Adolescentes do Morro do Mocotó, integrante da Rede IVG, que atende 180 crianças no contraturno escolar. Mais de 100 voluntários já confirmaram presença na ação.

O projeto Mocotó Cor é uma realização do Instituto Vilson Groh, ACAM – Casa da Criança e do Adolescentes do Morro do Mocotó, com a participação de diversas parcerias públicas, como a Comcap, OAB/SC e a Prefeitura de Florianópolis, além do engajamento dos voluntários da W Koerich Imóveis, da doação das tintas pela Tintas Renner e de inúmeros outras pessoas que doam seu tempo em prol do próximo e da construção de uma sociedade melhor.

Até o momento já foram utilizados mais de 4.000 litros de tinta no projeto de revitalização nas casas e ruas, doados pela Tintas Renner, parceira do projeto desde a sua concepção, na pintura e recuperação de 144 casas, além da escadaria e da sede da ACAM. Para edição deste sábado, dois novos parceiros: Portobello que doou os revestimentos cerâmicos e Casa Amarela Com Mat. de Construção e Terraplanagem, que doou a areia.
 

O carismático e grande empreendedor social, Padre Vilson Groh, presidente da Rede IVG, costuma dizer que somos gente simples, fazendo coisas simples, em lugares pouco importantes que provocam mudanças extraordinárias. Com esta filosofia é que foi criado em 2013 o programa Mocotó Cor, com o objetivo de organizar ações estruturantes envolvendo a comunidade, o poder público e parcerias da iniciativa privada para materializar a “Ética e a Estética” na comunidade do Mocotó.
 

Segundo o presidente da ACAM, Willian Narzetti, o projeto vai muito além de trazer cores para a comunidade, é um movimento de cidadania, que recupera espaços deteriorados, como lixo espalhado, imóveis precários, acessos provisórios, fortalecendo a comunidade para fomentar a resolução de problemas existentes no território. Para isso, também está sendo articulada uma rede de desenvolvimento para o Mocotó contando com a participação das organizações (públicas, privadas e sociais) localizadas no entorno, principalmente na região da Prainha.
 

Para entender o impacto

Era maio de 2014 quando tudo começou. O entusiasta padre Vilson Groh e o empresário Waltinho Koerich, que é voluntário da Rede IVG, materializaram um sonho antigo da equipe da ACAM: trazer cor para o morro. Na época foi realizado um levantamento técnico, avaliação das casas e oficinas sobre técnicas de pintura para capacitar comunidade e voluntários. Na sequência foi realizado um mutirão de limpeza e preparação das casas a serem pintadas.

No processo de recuperação da comunidade foram instaladas lixeiras no morro, bem como um novo parquinho para as crianças, seguindo normas de segurança, e o plantio de árvores no alto do Morro da Queimada.

Com a participação de 15 grafiteiros foi criada, no antigo Beco do lixo, uma Galeria de Arte Urbana, traduzindo o olhar da comunidade sobre o projeto.

“E esse é um projeto que não tem início, meio e fim, após o processo de pintura e do endereçamento, continuaremos a resgatar a cidadania da comunidade que vive no Mocotó, fazendo com que o Projeto ‘ande com suas próprias pernas’, ou seja, que os moradores sejam os verdadeiros protagonistas das ações. Queremos e vamos continuar focados na desconstrução de uma visão preconceituosa quanto ao morro, seja o do Mocotó ou qualquer outro”, comenta Waltinho Koerich, voluntário e diretor da W Koerich Imóveis.

SERVIÇO

8ª Mocotó Cor

Data: 03 de dezembro

Horário: concentração entre 7h30 e 8h – Ação será das 8h às 12h.

Concentração no estacionamento da Creche Celso Ramos, ao lado do SENAC.

Compartilhe esta publicação